Tão grande salvação: é melhor atentarmos!

Deus não enviou seu filho ao mundo tendo somente em vista livrar as pessoas do inferno, mas seu anseio maior era de comprar para si homens e mulheres de todos os povos tribos, línguas e nações, tê-los todos em sua presença, por toda a eternidade.

Se Deus quisesse apenas livrar o homem das chamas eternas, sem nunca ter desejado compartilhar com ele os tesouros celestiais e eternos, não haveria razão alguma para o ter criado. Porém, a Bíblia nos revela que Deus ama de tal maneira o homem por Ele criado, que Ele o quer pertinho de si, eternamente em sua presença.  Para tal, o Criador elaborou um engenhoso plano e pagou integramente custo de sua execução.

Entendendo este princípio, nós podemos começar a entender porque o autor aos Hebreus se refere a este plano, chamando-o tão grande salvação. Ele não estava se referindo ao tamanho ou comparando-o a algum outro plano, como se houvesse outros meios de salvação. Porém, ele faz alusão ao aspecto singular e perfeito do plano divino. O plano é infalível, a execução é perfeita, o resultado é garantido e os benefícios são múltiplos.

Lamentável assistirmos boa parte da igreja sucumbindo diante do mundo. Por não se entregarem totalmente ao Senhor, muitos não desfrutam de todos os benefícios deste maravilhoso plano. Desejam mais serem livres do inferno do que ir gozar a eternidade na presença do Pai; querem ser libertos dos males do mundo presente, mas querem desfrutar da efêmera glória por este oferecida; professam fé no Cristo ressurreto e nas Escrituras como a palavra do Deus vivo, mas suas obras dão indicativo de morte espiritual.

Todavia nos alegramos em Cristo, pois observamos outra parte sendo rica e poderosamente abençoada. Passam por lutas e enfrentam adversidades, mas eles permanecem firmes e em total submissão ao Espírito de Deus. Olham para os desafios como oportunidades de crescerem na fé. Entendem que aquele que iniciou a boa obra é fiel e perfeitamente capaz de conclui-la. Contado os dias, estes são encontrados fiéis, prevaleceram e venceram naquele que fortalece.

Amados irmãos, vamos atentar para esta tão grande salvação, pois ela vem devidamente acompanhada por uma insuperável e infalível garantia de sucesso. Nós fomos chamados para viver uma vida abundante em Cristo Jesus, o nosso Senhor. Se nós entrarmos por inteiro pela porta estreita e pisarmos com os dois pés o caminho apertado seremos vitoriosos sobre todas as coisas e a vida estará em nós todos os dias, por toda o sempre.

Pr André Dutra